Coaching Desenvolvimento Pessoal

Viver plenamente, mesmo na excelência.

Hoje escrevo-te sobre ambição/objetivos e viver o que nos faz bem, dois temas que nem sempre andam de mãos dadas. Viver plenamente é seres tu mesmo na excelência e este é o tema deste artigo.

Vamos abordar o tema Foco, o que nos ajuda a estar focados, os obstáculos que podem surgir e os perigos de estar demasiado focado.

Conversava com uma advogada esta semana que me dizia estar ótima aparentemente, bom emprego, uma vida confortável, mas havia algo que faltava. Sentia que estava em esforço e desconfortável (não sabendo bem o que isso era), muito embora, visto de fora, tivesse a vida perfeita. 

– “Algo se passa, estou muito sensível emocionalmente..”

– “Entendo, o que se passa..?”

– “A minha vida está uma confusão.”

– “Uma confusão..?” – perguntei.

– “Às vezes pergunto-me: faz sentido viver uma vida em intensa pressão o tempo todo?

– “Não sei. É isso que estás a sentir agora…?”

– “Acho que sim, parece que já não sei o que quero…”

“Excellence is not a gift, but a skill that takes practice. We do not act “rightly” because we are “excellente”. In fact, we achieve “excellence” by acting “rightly.” 

– Platão

Perigos do foco

Ter objetivos claros e foco pode ser uma armadilha quando nos desligamos de nós. Ser demasiado ambicioso, como em todos os excessos, pode levar a um desalinhamento interno grande onde começamos a valorizar mais os resultados do que os nossos valores e deixamos de apreciar a vida. Há vários perigos quando afunilamos a nossa visão só para os nossos objetivos do futuro:

  • Começamos a valorizar demasiado os resultados
  • Egocentrismo
  • Pressão excessiva
  • Ansiedade
  • Desalinhamento

Habitos de excelência

O foco faz sentido quando acompanhado de um constante alimentar da nossa essência. É importante conhecermo-nos bem para que no processo de atingir resultados não estejamos a abdicar do que é importante para nós.

Acredito que o progresso exige sair da norma e também acredito que no caminho, devemos elevar o nosso potencial e não ir contra ele. 

Viver plenamente mesmo na excelência implica:

  • Clareza sobre nós e sobre o que queremos: o ponto A, ponto B e plano que falo no webinar: Hábitos de Foco.
  • Energia e entuasiasmo
  • Alinhamento interno
  • Contexto adequado e possibilitador

Não sei se quando estás muito focado ou focada em objetivos te acontece deixar passar momentos… a mim acontece e nessas alturas questiono-me se esse objetivo faz mesmo transparecer o que tenho de melhor. O crescimento é um processo completo, que engloba varias áreas e que não exclui.

Em momentos de confusão ajuda-me fazer algumas perguntas para me voltar a enraizar, sentir que estou plena no presente independentemente do que quero atingir. Penso para mim:

  • O que estás a fazer para preservar a tua integridade? 
  • Estás a saber por limites? 
  • Sabes sair quando é a hora?
  • Isto que tanto queres, como é que te permite estar no teu melhor, bem e serena?

O foco num sonho tem os seus perigos embora nos traga alegrias incríveis. Na gestão de hábitos saudáveis está a solução equilibrada. Por perceber que este tema é tão importante vou falar sobre ele no webinar de hoje (aqui).

Imagina uma mala que vais levar para o teu destino, daquelas malas que quando abres ficas com o lado esquerdo e o lado direito lado a lado… Quando chegares ao destino, verifica que a mala foi completa. Abre a mala e vê de um lado a tua essência a ser preservada (relações de amizade, familiares, bem estar fisico e espiritual) e do outro lado o sucesso que desejaste. Diverte-te na viagem :). 

Até breve!… Bárbara