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Sente–se sobrecarregada e pouco eficiente, isto é o que pode fazer

Hoje é o inicio de uma semana importante, muitas de vocês têm os vossos filhotes a começar as aulas e a vida vai voltar a um ritmo diferente. Conjugar as crianças com alguma organização pode ser um desafio… mas é possível fazer o que é preciso… é respirar fundo…

Tudo vai correr bem…

Independentemente de haverem filhos ou não, a vida às vezes faz-nos sentir assoberbados, cheios de tarefas, ou mesmo perdidos e cheios de dúvidas. Estamos sobrecarregados, pode ser de afazeres, ou de incertezas.
Tanto o trabalho, como as tarefas, como as ocupações, como a falta delas podem levar-nos a sentir exaustos, confusos, cansados, ansiosos, perdidos, sem certezas, cheios de tudo e ao mesmo de tempo de nada.
Quando a nossa vida não está a correr exatamente como queremos por mais que haja algo a fazer, o nosso coração não está em paz e a ansiedade toma conta de nós. Existem muitas incertezas que se instalam e parecemos perdidos a correr para todos os lados e para nenhum.
Se sente esta necessidade de trazer um fio condutor à sua vida estes são alguns passos que pode seguir.

1º PASSO

É PRECISO ACALMAR. É preciso conseguir respirar fundo antes de começar a organizar o que está um caos. É difícil ver a vida com clareza quando a nossa cabeça está ocupada com ações que não interessam, pessoas que não contribuem e pensamentos que não estão a ajudar. Primeiro é preciso que se centre em si, é preciso que respire fundo várias vezes ao dia e que trabalhe arduamente para se amar.Nada equilibrado vai aparecer na sua vida enquanto não estiver em paz consigo, a conhecer-se inteiramente e a estar absolutamente segura da pessoa que é e das escolhas que quer para si, quer seja em termos de relacionamentos, quer seja em termos profissionais.  

​​A confusão e a insegurança aparecem na nossa mente quando não temos bem a certeza do que queremos. Ficamos na dúvida se devemos dizer que “sim” ou “não”, se devemos aceitar ou não, se devemos ouvir ou não.Há um primeiro momento, antes de um importante momento de viragem, em que temos de parar… eu repito… parar. Há um momento em que temos de fazer Reset.

Não há como encher um copo que já está cheio.
Tem de conseguir entrar neste momento de pausa sem se martirizar por estar a parar. Dê valor ao momento porque este momento é fundamental para que se centre e se afirme como a pessoa que é, ou quer ser. Pode procurar amigos, pode viajar, pode fazer umas caminhadas, fazer yoga, ouvir podcasts, ouvir meditações… ou simplesmente parar de pensar em tudo o que neste momento está a correr mal. Pare para pensar quem é a pessoa que quer ser e que não está a ser.


2º PASSO

GANHE CORAGEM. Eu sei que isto pode parecer um filme de terror, estar desesperada e ainda assim ganhar coragem para fazer o que quer que seja, mas acredite que é verdade e é possível. Depois do seu tempo de pausa é hora de começar uma nova etapa.Lá no fundo, se entrou numa altura em que está sobrecarregada, concorda que há “coisas” a mais na sua vida. Por haverem a mais é que se sente prestes a rebentar e por vezes, com vontade de chorar sem parar.Por mais que não queira aceitar que há algo na sua vida que tem de deixar ir, se se sente a rebentar, é isso que está a acontecer há algo que pode dispensar…
Para que estes excessos sigam o caminho deles é preciso ter coragem para os tirar da sua vida. Mais depressa ou mais devagar depende do quando consegue seguir a sua vida sem eles. Se for um emprego que lhe dá estabilidade financeira pode ser algo mais demorado, se for alguém, pode ser algo mais rápido que depende de algumas conversas difíceis… é preciso ter coragem para ter essas conversas difíceis. É preciso começar a dizer o que pensa sem pensar no que os outros pensam. É preciso ter bem ciente o que quer para não se sentir insegura quando tiver de dizer um não.

3º PASSO

ORGANIZE AS SUAS PRIORIDADES. Numa folha de papel, ou num bloco que será o seu diário a partir de agora, comece a escrever o que gostava que lhe acontecesse. Escreva qual seria o milagre da sua vida, quer lhe pareça possível agora ou não. Ainda não entrámos no campo das possibilidades.No próximo artigo do Blog vou escrever sobre “Como saber se isto é para mim?” mas por agora quero que se liberte nessa folha de papel, sem filtros, sem “e se…” e sem pensar em opiniões dos outros.
Para além dessa lista, escreva, durante uma semana, tudo o que faz durante o dia, todas as tarefas e ocupações (incluindo telemóvel).Ao fim de uma semana, volte a olhar para essa lista e de 1 a 5 (sendo o 1 o mais prioritário) classifique esses afazeres pela sua prioridade, pela alegria que lhe dão, pelo prazer que lhe dão, pela segurança e coragem que lhe dão, pela força que a fazem sentir.Pouco a pouco, quero que se pergunte se as tarefas a que deu o número 5 são mesmo importantes e contribuem para o que quer. Pouco a pouco foque-se nas tarefas de 1 a 3.A sua vida vai ganhar outra organização e o seu dia vai ganhar mais tempo para fazer algo que gosta e que precisa.

​Nas minhas consultas conheço pessoas maravilhosas que só precisam de um pouco de organização e prioridades para seguir em frente. Precisam de saber que são capazes, mesmo parecendo que não. Precisam de limpar da sua vida o que não as motiva ou as fazem sorrir. Precisam de saber que independentemente do que decidam, se a decisão for de acordo com o que querem na vida nunca se sentiram mal por a terem tomado. A decisão não as deixará com dúvidas sobre elas próprias. Há pessoas e “coisas” que não nasceram para estar na nossa vida, é bom aprender a sentir o coração tranquilo quando deixamos ir.

Todas as mudanças em termos de trabalho são possíveis desde que efetuadas com timings conscientes.
Num processo de coaching é muito importante perceber qual a intenção por trás de uma ação, de uma decisão. Quando faz, seja o que for, pense para si:


“Qual é a minha intenção por trás disto?”


Se for positiva e coerente consigo, avance.Se for só porque sim, pergunte-se de novo.Se for para provocar emoções em si (ou nos outros) pouco nobres… não faça.


Tudo de bom!

Bárbara

#chooselove #chooseyou <3


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