Coaching Coaching no desporto

Resgatar a confiança

Sobre confiança e coragem. O que é coragem? O que é confiança? Nasce connosco..? O que podemos fazer para resgatar a confiança e estarmos confiantes com consistência?

Coragem é o ato de avançar, dar o primeiro passo. Confiança tem a ver com a minha capacidade de acreditar que é possível e que consigo. Eu diria que quando ainda não experimentamos algo é necessário estar confiante e ter uma grande dose de coragem.

Por exemplo, eu posso estar muito segura de todos os processos que me permitem ter um bom salto de pára-quedas, mas se nunca saltei, tenho de ter uma grande dose de coragem para saltar para fora do avião a primeira vez.

Como fazemos para estar confiantes?

Perguntei a um cavaleiro internacional o que o fazia entrar num desempate (barrage) confiante. 

“A minha confiança está a 100% quando sei que estive atento e preparei todos os detalhes.”

Confiança é um “músculo” que fica em forma com a mestria e a mestria vem de praticar repetidamente os pequenos pormenores. Ao estarmos diariamente atentos ao que já funcionou estamos a alimentar a confiança. 

Estamos mais confiantes ao termos presente o plano B de qualquer factor de stress que possa surgir. Assim, somos mais eficazes nas nossas escolhas e rápidos na resposta. 

O que nos faz estar confiantes?

1. DETALHES. O estado de confiança é um loop infinito.

“À medida que vou fazendo mais e mais vezes, vou conseguindo melhorar detalhes mais específicos e assim estar mais confiantes.” Dizem os chefs que se sentem confiantes a fazer um maravilhoso bolo de chocolate quando já repetiram a receita inúmeras vezes e já conhecem de cor cada passo e ingrediente da confecção. Ou seja, a confiança aumenta quando praticámos cada detalhe separadamente, vezes e vezes sem conta, tornando esse pormenor quase um processo automático.

2. OBSERVAÇÃO.

Quando estamos menos confiantes não sabemos se vamos conseguir, certo? Neste momento começamos a ficar mais emocionais e menos racionais. O nosso córtex-préfrontal deixa de estar ativo e estamos a ativar o sistema límbico. Nessas alturas ajuda voltar ao racional através de perguntas que nos permitem resgatar emoções possibilitadoras e raciocínio lógico. Perguntas como: o que já fizeste que correu bem? Quais os teus pontos fortes e como os podes por em prática agora? Voltando ao exemplo dos cavaleiros, muitas vezes estes perdem a confiança porque não estão a chegar bem, isto é, não veem a distância. Neste caso, o que já sabes que resulta quando não vês a distância? Deixa o resultado de lado, observa os pormenores que funciona e foca-te nisso.

3. EVITA DISTRAÇÕES.

Estímulos externos que em nada contribuem para o nosso bem estar e factores de stress são pontos a evitar quando queremos estar confiantes. Factores de stress podem ser vozes externas, traços de personalidade, falta de preparação, competitividade, desafios pessoais, “acidentes de percurso”… as distrações podem ser solicitações, estar permeável a comentários “parasitas”, vícios, etc. Para estares confiante, cria os teus plano B para o que já conheces e diminui a possibilidade de te cruzares com o que não interessa.

4. FISIOLOGIA. Para teres confiança lembra-te de te preparares também emocionalmente.

Coloca na tua mente momentos de confiança, visualiza-te a fazer o que queres fazer com confiança. Entra no momento com uma postura de confiança, isto é, alinha o teu corpo e a tua mente para esse estado de confiança que queres. O que podes fazer para treinar isso é pensar e responder para ti logo de manhã e durante o dia. Como estaria agora uma pessoa confiante? O que faria agora alguém confiante? O que responderia agora alguém confiante?…

Podes ver mais sobre técnicas cientificamente provadas para visualizar e resgatar a confiança no meu curso online Hábitos de Foco aqui.

PERGUNTAS PODEROSAS PARA ALIMENTAR O LOOP DA CONFIANÇA

  • O que vai acontecer se fizeres isto?
  • E o que não acontecerá se não fizeres…?
  • Quem é que conheces que já fez o que queres fazer?
  • O que admiras em x nessa situação?
  • O que farias agora se fosses aquela pessoa confiante que conheces?

A preparação faseada dos detalhes ajuda a resgatar a confiança

A mente está serena quando está segura e a segurança aumenta quando sabemos que preparámos todos os procedimentos, ao dizer todos, refiro-me aos que conhecemos no momento presentes.

Ao dar-te uma técnica diria que como estratégia para resgatar a confiança podes escrever cada ponto chave a exercitar, que quando controlado, te permitirá entrar “no palco” com mais confiança. 

  • Perante um momento importante não sei se costumas escrever os pormenores que devem estar mecanizados? Se faseias cada treino trabalhando um só pormenor…?
  • No inicio do treino defines a intenção, focas-te num detalhe…? Praticas tudo junto? 
  • O que já resultou para ti num momento em que já estiveste confiante…?

A confiança é um loop com quatro fases: FAZ > OBSERVA O RESULTADO > PREPARA > DEFINE NOVAS SOLUÇÕES …. e recomeça.

FAZ > OBSERVA O RESULTADO > PREPARA > DEFINE NOVAS SOLUÇÕES

Lembra-te que o processo não tens de o fazer sozinho ou sozinha e quem vence tem uma equipa de confiança a ajudar. Quando quiseres, estarei aqui para te acompanhar no teu progresso.

Até já, Bárbara