Blog

Desenvolvimento Pessoal

Pontos chave para começar a planear o futuro

Se está prestes a apostar no seu sonho, peço que leia atentamente as próximas linhas pois vão entregar um valioso conteúdo sobre pontos chave para começar a planear o futuro.

Neste artigo do blog vou falar sobre pontos chave para que comece a realizar aquilo que sonha ou seja, a atingir objetivos

Passo 1. 

Seja muito especifico sobre o seu sonho.

Transforme o seu sonho num objetivo especifico. Um objetivo específico deve ser: descrito com exatidão, quantificável, medido no tempo, possível de se realizar na sua vida agora, depender apenas de si e partilhado com o vosso grupo de influencia.  

Vou dar um exemplo: “O meu objetivo é fazer do mundo um lugar melhor”. Isto é fantástico, a má notícia é que não é um objetivo… e um dos pontos chave para começar a planear o futuro é que defina os seus objectivos de modo a que os cumpra.

Há muito mais pontos a acrescentar à sua estratégia de futuro se quer que o seu sonho se realize, isto é, há o tempo, o realismo, a responsabilidade, a quantificação, a emoção, a partilha… peque por ser absolutamente minucioso ao estabelecer o seu objetivo, lembre-se, é para si e, por isso, para saber como definir objetivos específicos e realizáveis podem inscrever-se na próxima masterclass do dia 7 maio ou no Curso Online: “7 Passos para Aumentar a Produtividade”.

Passo 2.

Acredite

Acredite que é possível, visualize-se a fazê-lo. 

Por vezes as pessoas desistem quando chegam a este ponto, conseguem ver os seus “heróis” a fazê-lo, mas acham que elas próprias nunca chegarão lá. Imaginam que esses heróis que conseguiram atingir o chamado sucesso são, de alguma forma, feitos de “outro material”, tiveram outra sorte na vida. 

Falando de BaZi, sim, existe “um fator” sorte que importa. Mas este fator diz-lhe a facilidade e o timing com que vai chegar lá… não lhe diz se vai chegar ou não. Chegar ou não depende do seu mindset, da sua confiança, dos recursos a que consegue aceder e da sua confiança. Algo que trabalho muito com os meus clientes nas sessões de Coaching. 

Para que decida enfrentar os desafios e se foque em que pontos precisa para planear futuro precisa de acreditar que isso que quer é mesmo para si. 

Passo 3

Pequenos passos

Quando o processo de mudança está confuso não se imponha um objetivo gigantesco. Gosto de frisar isto nas minhas sessões: “não é possível parar um comboio de alta velocidade atirando um camião para cima da linha!”. A mudança tem e deve ser gradual, proponha-se pequenos passos de cada vez, 5 minutos por dia, é assim que se motiva. 

Como é que come um elefante? Uma dentada de cada vez…

Poderá achar que não consegue arrumar a casa toda… mas pode arrumar um livro de cada vez, certo?

Passo 4

Esteja atento às oportunidades

O universo está permanentemente a dar-lhe sinais, esteja atento a eles. Oiça o seu coração e depois as directrizes o universo traz ou seja, se sabe o que quer, se sabe o que é importante para si, se já descobriu isso no gráfico da sua identidade (“quem sou” – do modo Premium, www.bazimit.com), trace o seu caminho. 

Ganhe a confiança que precisa dando, amanhã, um pequeno passo em direção aquilo que o/a assusta e lembre-se de ter flexibilidade em relação as escolhas que tem. Lembre-se de pensar pela sua cabeça mas também pela cabeça de quem já fez o que quer fazer. 

Passo 5

Faça agora!

Seja qual for o seu objetivo, faça agora. Seja qual for a dimensão do que quer, faça hoje um pequeno gesto, ou seja, se quer ser uma pessoa espiritual, medite hoje 2 min.

Se quer arrumar a sua casa toda, arrume hoje uma prateleira. Amanhã outra. Garanto-lhe que em 365 dias a sua casa estará arrumada.

Se quer ser uma pessoa mais saudável, altere hoje uma das suas refeições.

Se quer ter uma relação mais harmoniosa com os seus filhos, ouça hoje o que ele tem para lhe dizer. Retire hoje alguns minutos para estar só com eles.

Existem muitos exemplos e a ideia é: comece agora! Não pense muito e simplifique. 

Estabeleça a sua prioridade e comece por aí. Se quiser aprender uma técnica para estabelecer prioridades assista aqui à nova masterclass: “Práticas para Sucesso Pessoal”.

O Coaching e a PNL têm técnicas incríveis para ganhar foco, confiança, disciplina e flexibilidade e é sobre algumas delas que falo nesta Masterclass

Desejo a todos a vida que sonham. Podem inscrever-se na masterclass aqui e partilhem com um amigo.

Fiquem muito bem, até breve!

Bárbara

Open chat