Blog

Coaching

Planeamento, dicas para momentos chave

Entrevistei à pouco tempo no Podcast Fora de Série o João Andrade, um empreendedor e ultramaratonista que, há altura da entrevista, ia correr a Badwater135, a maratona mais dura do mundo. Reparei no incrível planeamento e deixo-vos dicas que podem utilizar em momentos chave.

Esta decisão surgiu três anos antes desta acontecer e imediatamente no momento da decisão o João começou o planeamento. Definiu que preparação mental tinha de fazer, quem era a equipa que lhe iria dar apoio, nutrição e preparador físico. Que corridas iria fazer antes, o material necessário para a preparação, o material necessário para a viagem, o material necessário para a prova e um milhão de outras coisas que teriam de ser preparadas no e até ao dia.

A vantagem do planeamento em momentos chave

Grandes acontecimentos não devem colocar em nós toda a pressão. Grandes acontecimentos também dependem que outras pessoas (como a equipe de apoio e os treinadores) estejam presentes para que possamos estar no nosso melhor. Ou seja, para que a nossa mente se possa focar no que é o nosso trabalho e não em pormenores que não estão no nosso leque de atuação.


Em quase todos os grandes objetivos existe uma equipa e, por vezes, as pessoas cometem o grande erro de se atirarem ao um grande feito sozinhas. Podem cair na armadilha de não planearem antecipadamente a escolha dessa equipa deixando o mais importante para último. Ao fazer tudo em cima da necessidade, cometemos o erro de escolher alguém sobre a pressão do tempo, de outros colegas, amigos ou parentes.

Por exemplo, se vai casar quer contratar um serviço de catering bom porque estudou o seu desempenho, porque confia na sua pontualidade e qualidade. Se quer contratar uma banda, quer estar seguro que sabem o que fazem e cumprem o acordado. Para ter um bom resultado, neste caso um bom casamento, quer falar antecipadamente com as pessoas que o podem ajudar, para garantir que fazem um bom trabalho e que não o prejudicam. De certo, não quer contratar uma banda conhecida por chegar atrasada só porque deixou o planeamento para o final e não tem mais soluções.

Planear contribui para a serenidade sobre pressão

Quando está prestes a propor-se um grande acontecimento precisa de dar os passos de planeamento suficientes para se sentir tranquilo. Caso contrário, irá estar a correr atrás do prejuízo, ou seja, passará o tempo preocupado com o que pode correr mal e a tentar evitá-lo.


É muito mais fácil ter sucesso num momento importante se se sentar logo à partida a descobrir cada fase do processo, cada característica de cada fase, cada qualidade, quem pode ajudar, como pode ajudar, o que deve fazer, como deve fazer, o que tem de atingir em cada etapa e como vai lidar com os resultados. Ou seja, o que pode trabalhar em si para lidar da melhor forma com os resultados de cada etapa em vez de esperar que tudo corra bem sem que tenha planeado antes.

Dicas para momentos chave:

  1. Visualize o que quer.
  2. Planeie quais a fases anteriores ou momento e perceba quando tempo vai estar em cada uma delas.
  3. Dê tempo a si próprio para tomar decisões. Isto é, para realizar as tarefas que estipulou, escolher e estar com as pessoas que o acompanham, delegar as tarefas e transitar relaxando enquanto aguarda pelo acontecimento.
  4. No inicio do dia, assegure-se que cada membro da equipa assume o seu papel.
  5. Aceite que não será perfeito, por isso, coloque em mente que está a fazer o melhor que pode e a cuidar de todos os detalhes.
  6. Planeie em função dos desafios que sabe que podem acontecer tendo soluções prévias. Visualize-se a lidar com eles facilmente.
  7. Tome decisões e depois mantenha-as.
  8. Imagine o que vai sentir no final quando tudo correr bem.

Se quer propor-se um outro campeonato lembre-se que o chegar ao topo da escada (à vitória) começa pela subida do primeiro degrau.

Open chat