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Organização do dia a dia

O último artigo que escrevi foi sobre como manter a mente sã com atividades extra nesta altura de recolhimento.

Mas, como nos manteremos calmos se estamos a trabalhar em casa? Como mantemos a organização típica de quem trabalha a partir de casa fazer? O que fazer para não desesperar se estamos fechados num apartamento a trabalhar e viver?

A verdade é que não estamos de férias e não temos tempo para todas as práticas que nos estão a ser sugeridas. Quem está a trabalhar em casa está constantemente a ser distraído com WhatsApp, Facebook, Insta, Youtube, etc. É claro que cabe a cada um a sua disciplina, mas estamos todos à procura de novos hábitos e a busca para os encontrar leva a algumas distrações.

O importante é ser o piloto da sua vontade e das suas escolhas.

Não sou uma expert em negócios, mas aprendi, ao longo dos anos, a ter a minha disciplina. Como empresária e mãe de 2 filhos que vivem só comigo adotei hábitos que hoje em dia resultam. Tenho passado estes dias tranquila e o trabalho tem corrido muito bem, em suma, mantenho a minha organização com técnicas que fui aprendendo de quem trabalha a partir de casa.

Acredito que quem investir agora no seu trabalho vai sair disto mais forte.

Imagino que não será fácil estar dias inteiros sem ir à rua, mas é possível… apenas exige um pouco mais de nós. Vou deixar aqui uma rotina diária que pode servir a quem está a trabalhar em casa, principalmente num apartamento.

Mas antes disso, vou colocar aqui 7 pontos importantes relacionados com necessidades básicas do ser humano e que devem fazer parte do seu dia a dia, neste momento e sempre.

Durante o dia seria bom que:

Tivesse horas em que dá de si, ou seja, trabalha.
Momentos em que contribui para o bem estar de outros.
Momentos em que convive.
Momentos em que alimenta a mente.
Momentos em que se mantem informado QB.
Momentos em que sonha e planeia.

Vamos distribuir estes momentos no dia “tipo” de uma época de recolhimento:

… entre 6h30 e as 8h00 | Toca o despertador e ainda na cama tome consciência de tudo o que tem de bom e de como vai correr bem o seu dia.

8h05 – 8h30 | Pequeno almoço relaxado a rever o horário e afazeres de hoje (ainda não ligou o telemóvel nem a TV!!)

8h30 – 9h00 | Higiene pessoal

estes 6o min são seus, não permita solicitações ou interrupções. Nada de pop ups nem notificações.

9h00 – 11h00 | Trabalho

11h00 – 11h15 | Momento de pausa em que poderá comer qualquer coisa, regar as plantas e verificar algumas mensagens nas redes sociais (não é propriamente fazer scrolling). Ou seja, este é um pequeno momento de pausa que conduz ao descanso e uma melhor organização de quem trabalha de casa, não é um momento de se desfocar totalmente.

11h15 – 13h00 | Trabalho

13h00 – 15h00 | Momento ótimo para se ligar mais ao resto das solicitações, isto é, neste momento, poderá ver as suas redes sociais, fazer posts, stories, ligar as notícias, almoçar, alongar, dar um jeito à casa, brincar com as criança, fazer algumas arrumações e fazer uma vídeo chamada com um familiar ou vários. Hoje em dia tanto o Appear In, como o Zoom ou mesmo o WhatsApp têm chamadas de vídeo coletivas. Marque com a família, por exemplo, encontrarem-se todos para uma conversa às 14h30. Nestas duas horas não há trabalho.

Estar próximo de quem ama alimenta o seu sentido de pertença.

15h00  – 15h30 | Reunião de trabalho via vídeo. Por exemplo, marque uma reunião de trabalho para debater o que já foi feito de manhã e nos dias anteriores e os objetivos para esse dia ou para a semana. Pode ser com colegas de trabalho ou com alguém superior.

15h30 – 16h30 | Back to work para reorganizar e implementar o que foi falado na reunião. Sem televisão e com as notificações OFF.

16h30 – 17h15 | Hora de contribui para o mundo e de alimentar a mente. Nestes 45 min faça algo sustentável e ecológico, isto é, plante algo, faça umas bricolages, separe lixo, recicle, reinvente, construa, faça trabalhos manuais, arranje algo em casa, voluntarie-se para algo… e/ou veja vídeos de algo que quer aprender, leia, pratique, experimente, vá às compras (por si ou por algum vizinho que possa precisar da sua ajuda). Ou seja, aproveite para contribuir e fazer um pouco de exercício e, já sabe, quando voltar, deixe os sapatos à porta no exterior, lave e desinfecte bem as mãos, coloque a roupa que trouxe vestida na máquina de lavar a roupa e vista a roupa que mantém em casa (não misture).

17h15 – 18h30 | Trabalho

18h30 – 19h00 | Call com as amigas ou os amigos. Ou seja, junte-se com as pessoas que mais gosta numa chamada de vídeo em multidão, escolha pessoas que o/a inspiram e diga o que lhe vai na alma, fale das suas novas ideias, dos seus novos projetos, do que está a pensar fazer, de como esta época lhe está a proporcionar oportunidades de melhorar o seu negócio, de fazer diferente de reinventar produtos e de lançar estratégias novas.

Faça brainstorming e liberte a sua vontade de inovar.

19h00 -19h30 | Escreva sobre o dia de amanhã e sobre o brainstorming de hoje. Por exemplo, ponha as ideias que teve e debateu durante o dia num papel ou bloco e construa a sua “to do” list para amanhã.

19h30 em diante… | Faça o que lhe apetecer! Tome um banho de imersão, ponha musica aos berros, salte, pule, dance, faça yoga e veja as últimas noticias do dia.

No final do dia jante em família ou a fazer uma vídeo chamada e por fim veja um filme. Se não gosta de televisão leia um livro, mas não veja mais noticias. As que viu ao almoço ainda devem manter-se. Foque-se em manter a sua mente relativamente disponível e alerta para a sua organização já que, trabalha a partir de casa.

Respire fundo, visualize o seu dia de amanhã e bons sonhos!

Dicas extra:
  • Pode desinfetar as compras que traz da rua com água e vinagre.
  • Não use a roupa que usa na rua dentro de casa.
  • O local onde põe o que traz da rua deve ser sempre o mesmo que, no fim de arrumado, deve ser desinfectado.

Estes horários são exemplos… deve adota-los e adapta-los como quiser.

O mundo está a ensinar-nos que podemos ser muito mais do que as nossas antigas rotinas, vamos aproveitar!

Tudo de bom,

Bárbara

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