Blog

BaZi - Valores e Potencial

Metal Yang – Geng 庚 – Características e atributos

​​ A melhor maneira de imaginar Metal Yang é como um metal em bruto, uma espada afiada, poderosa ou machado.

Personalidade


HONESTIDADE/DEDICAÇÃO


O Metal Yang “é forte”.
Representado pela RETIDÃO e HONESTIDADE. Tem a sua formação nas profundezas da terra. É um dos mais trabalhadores dos cinco elementos e também gosta muito de controlar. É um guerreiro. 
Como uma personalidade “em bruto”, precisa de uma educação muito completa e cheia de experiências, assim como uma espada passa por muitos processos de fabrico. Todos os processos de treino e educação vão fazer dele uma obra prima magnifica com uma personalidade muito própria.São pessoas, por vezes, difíceis e podem lidar com grandes quantidades de pressão. Podem desenvolver as suas capacidades e talentos desde muito cedo. Duas coisas podem acontecer na evolução de Geng: 

  1. Quando desde muito cedo as condições externas não foram muito a favor, o progresso deles veio, com certeza através de treino duro, pressão e trabalho. Isso dará excelentes capacidades e resultados. Origina pessoas com uma formação completa e cheia de experiencias.
  2. No caso de presenciarem uma vida muito fácil no início da vida, eles podem tornar-se extremamente mimados e preguiçosos, com muito baixa autoestima.

As pessoas de Metal Yang são das únicas que gostam de desafios, pois este é o seu estado natural através do qual eles podem tornar-se mais fortes, únicos e melhores.


Quando uma pessoa de Metal Yang é refinada, alcança os seus objetivos acutilantemente. Escolhem seu ponto de foco e vão direito a ele, com pleno poder. Uma vez escolhido o alvo, é quase impossível detê-los. Eles não gostam de grandes reuniões e confraternizações… eles não pensam … uma vez decido é só avançar.
Por outro lado, um Geng mais fraco carece de metas e motivação e pode desperdiçar tempo à espera que as coisas se organizem, eles precisam de pressão para que as coisas aconteçam. Não precisam de paninhos quentes.
CLARIDADE, FOCO e ESTRATÉGIA são as virtudes mais importantes para Geng. Sem estas, tornam-se como um lenhador, balançando o seu machado por todo lado sem qualquer sentido ou direção, ferindo tudo e todos.
Em ciclos favoráveis ou quando úteis na carta são muito bons estrategos e podem ser excelentes políticos, como Margaret Thatcher ou Arnold Schwarzenegger.


As pessoas Geng são extremamente competitivas, amam o desafio, amam ganhar e simplesmente não equacionam perder. Raramente mostrarão isso e tentarão manter a calma. A sua autoconfiança está muito relacionada com vitorias ou derrotas.
Se tiverem um filho Geng, ele é aquele que, nas brincadeiras, vai querer sempre ganhar. E faz o que for preciso para isso. Essa é a sua natureza, e bem guiada e util, é o seu maior trunfo. Orgulho é fundamental. Lesem o orgulho de Geng e o efeito será enorme.
Pensem num guerreiro… isso! Eles gostam de ter certeza de que a sua imagem é integra e não poderá ser denegrida, assim sendo eles não gostam de cometer erros. 


Visto isto eles gostam de autocontrole, ainda mais do que deveriam, por isso muitas vezes parecem um pouco rígidos e reservados. Tudo em prole da certeza e da imagem. Em ciclos desfavoráveis ou quando fraco e não útil na carta, este orgulho pode ser o seu ponto mais fraco e um obstáculo, que pode até mesmo, impedi-los de se desenvolverem. Geng como elemento útil na carta gosta de estar “frio”, e enquanto “frio” é capaz de ser agradável e razoável. O problema vem quando há demasiado fogo e pessoas Geng começam a aquecer. 

As suas emoções emergem e muitas vezes viram raiva. Isso às vezes pode cegá-los no meio da ação, perdendo o foco. Para eles é muito importante manterem a “sua temperatura” quando agem, manter a sua estratégia e foco e não deixar que potenciais “inimigos” originem situações mais quentes.

Vertente profissional


Pessoas Metal Yang não prestam muita atenção aos detalhes, gostam de andar para a frente, e muitas vezes podem tornar-se imprudentes. É como uma enorme espada empunhada por um bravo guerreiro que se mantém firme, seja qual for a situação. É o poder de EXECUTAR. Se não tem ou é demais na sua carta, pode acontecer que não saiba executar o que sabe. É bom para Geng formar equipa com pessoas que tenham por característica ser bastante atentos ao detalhe.

​​ No local de trabalho eles podem ser teimosos e duros naquilo que dizem, mas apenas porque eles gostam das coisas feitas. FAZER é regra de ouro.Geng tem a personalidade mais trabalhadora de todas – não em termos de quanto eles produzem, mas sim na quantidade de tempo que eles conseguem dedicar ao trabalho. Eles estão em atividade o tempo que for preciso. Metal Yang precisa de ser guiado, “mentorizado”, de modo que a sua performance seja ótima.

Quanto a vocação, podem fazer qualquer tipo de trabalho, o melhor é trabalhos onde haja muito pressão envolvida. Sem pressão forte eles perdem o propósito. Assim, a educação é também uma parte muito importante na sua vida. Desde cedo a escola mantém-nos no caminho certo e torna-os mais fortes.

Investimento e negocio


Geng, enquanto líder, gosta de criar seu próprio modelo de gestão, quer funcione quer não. Por vezes são abertos a opiniões, mas não gostam de ser vistos de mãos dadas, eles têm que manter a imagem, a impressão perante os outros, de que são independentes.


Gostam de se sentir e de ser excecionais na forma como gerem a sua vida.
CONTROLO é uma palavra tatuada na mente de Geng. Gostam de dirigir o seu negócio, primeiro porque gostam de estar no controle e em segundo lugar, não há muitas alternativas, porque para o resto do mundo é muito difícil trabalhar com uma pessoa destas. Quando têm alguma ideia, e decidem executar, não gostam que seja posta em causa por outros, e muito menos gostam de ser desafiados. Desafiar um equilibrado Geng é desafiar um guerreiro. E eles não gostam de perder. Como um machado que está em posição de cortar, não há volta a dar, vai até ao fim.

Metal Yang com dinheiro é como Metal Yang com tudo mais. Tem uma tendência para ditar as suas próprias regras e então, a tendência é fazer as coisas do modo oposto do resto das pessoas.
Em contexto de trabalho é fácil uma pessoa Geng ver outro colega como seu inimigo.

Isto é o mais importante, ele tem de colocar um desafio na sua vida.
Assim, Geng sem forte pressão na infância é muito provável que se torne muito preguiçoso, desorientado e, portanto, infeliz. A questão é que em idade avançada é muito mais desafiante mudar as coisas como são. É preciso muito mais calor e pressão para recuperar um metal velho e enferrujado. É por isso que seus primeiros anos são cruciais para seu sucesso futuro.

É importante que as pessoas de Metal Yang verifiquem a sua carta natal e vejam quanto Fogo existe e se eles o podem controlar. Caso contrario o fogo poderá prejudicar-los.

Relacionamentos


Uma das características-chave de Geng é a sua lealdade para com os amigos. As pessoas Geng simplesmente estão sempre lá para eles, especialmente se essa amizade tem raízes na sua infância. Não mostram muito as suas emoções, mas estão sempre prontos para entrar em ação para defender ou ajudar, sem qualquer hesitação. São muito leais, e naturalmente, exigem o mesmo nível de lealdade dos seus amigos e parceiros. Se a lealdade é quebrada, é difícil voltar ao exército.


São pessoas agradáveis. Os inimigos aparecem quando ele os vê como competidores. Isto mostra-se especialmente no local de trabalho onde Metal Yang pode ver outras pessoas como concorrência e pode facilmente lançar-se em batalhas cruéis contra eles, a fim de ganhar os louros de qualquer guerra de negócios. Se existe uma guerra para ganhar, esta é a pessoa para contratar. Mesmo que seja um negocio menos claro ou próprio, Geng gosta de cortar a sujidade e de limpar.Além disso, como o metal está ligado à lei, Geng representa a justiça e eles afastam-se da injustiça, lutam até o fim para ajudar os amigos em apuros ou os oprimidos.


Eles são, assim, como antigos Robin dos Bosques, ou como os Três Mosqueteiros. Se eles veem a injustiça reagem logo para que termine, ou acabam por se arrepender.


São muito de se atirar para a frente… mas… O instinto de “atira primeiro pergunta depois” pode punir o inocente.

POTENCIALIDADES: Reto Honesto Realista Trabalhador Aguenta a pressão Forte Altruísta Fiel Organizado Determinado Autoritário Responsável Justo

EM CICLOS DESFAVORÁVEIS OU EM DESEQUILÍBRIO Teimoso Inflexível Julga demasiado Mentalidade solitária Demasiado competitivo Faz inimigos Impulsivo Excessivamente Vaidoso Orgulhoso Áspero

Personalidades:Telma Monteiro, Richard M. Nixon, Margaret Thatcher, Tiger Woods, Orlando Bloom, Hugh Grant, Charlie Sheen, Antonio Banderas, Michael Phelps, Adele, Queen Elizabeth II, Arnold Schwarzenegger and Jennifer Lopez.

error: Content is protected !!