Blog

BaZi - Valores e Potencial

Madeira Yin – Yi 乙 – Características e atributos

Personalidade


CALMA/GENTILEZA/HUMANITARISMO


Normalmente as pessoas yi são pessoas frágeis, suaves e gentis. A erva rasteira é vigorosa e não é muito forte.
Nutrir uma flor leva muito mais tempo e cuidados, que cuidar de uma grande arvore, a madeira yang. As pessoas com este símbolo no seu mestre do dia ou que tenham muito Yi na sua carta são geralmente pessoas CALMAS, DELICADAS, ATENCIOSAS e que gostam de estar rodeadas de pessoas com quem se conectar. Adoram conversar e trocar experiências com os outros. O seu discurso sai sempre fácil e agradável, devido à sua rapidez de raciocínio.


Como a própria metáfora indica, este pequeno e frágil ser pode persistir às mais diversas adversidades da vida, aguentam a pressão como nenhum outro. Não quer dizer que não sejam deitados a baixo, quer dizer que passado a tormenta eles erguem-se de novo. Podem ser deitados abaixo, mas vão sempre voltar, estão sempre lá. Têm uma RESILIÊNCIA extraordinária, e desistir não faz parte das suas crenças.


Isto também significa que facilmente se vão abaixo com qualquer alteração externa, são frágeis emocionalmente. É como a erva que se queima com a geada, que se fragiliza se é pisada…São mais flexíveis quanto às suas ideias (comparando com jia), conseguem ver uma situação de diversas perspetivas. Mas sendo árvore, também não estão muito preocupados com detalhes.São muito movidos por questões MATERIAIS e de IMAGEM. São ótimos em networking e têm uma facilidade enorme em ligar-se e conectar-se com outras pessoas. A sua capacidade de empatia e rapport é a melhor de todos os elementos. Conseguem conversar e ouvir as opiniões dos outros porque isso dá-lhes o apoio e a confiança de que precisam.


Estão bem quando estão acompanhados e não lidam bem com a solidão. Não gostam de estar sozinhos. Os amigos ajudam a manter a sua autoconfiança e são um apoio de proteção contra adversidades extremas. Assim sendo, as OPINIÕES DOS OUTROS, podem, por vezes ser dependência para a sua opinião sobre si e para a sua autoestima. Yi (madeira/arvore yin) precisa de atenção pela parte de outras pessoas e o ideal é utilizar essa capacidade e necessidade de se ligar aos outros a seu favor.


Sem pessoas à volta podem facilmente ficar deprimidos e sem autoconfiança. Eles precisam de atenção.É muito importante para Yi aprender a ter a sua autoconfiança sem depender do que os outros dizem. É um mecanismo que devem aprender. Assim conseguirão ser mais produtivos, confiantes e úteis.

Vertente profissional


As pessoas Yi sabem que as condições externas as podem afetar mesmo lá no fundo deixando-as inseguras. E por isso estão sempre um pouco sobre aviso e são cautelosos. Especialmente quando têm de tomar grandes decisões. Não é bom pedir a Yi que tenha visão sobre decisões a longo prazo, eles podem oscilar e ficar muito inseguros.
Têm uma grande capacidade de conectar tudo e todos.Networking é a praia deles. O melhor que este elemento tem é LIDERAR, liderar grupos. Yi consegue levar um projeto adiante, consegue conversar, debater, sociabilizar, sabe AVALIAR, DESCREVER sem criticar. Soluções é com ele. Ao contrario de Jia, Madeira Yang, eles conseguem começar um projeto e ir até ao fim. O que acontece é que devido à sua necessidade de atenção podem ficar demasiado mimados ou melodramáticos. 
Árvore yin aceita a ajuda de qualquer pessoa quando está em equilíbrio, até mesmo do metal. A poda da arvore yin é producente e até pode incentivar o seu crescimento. Conseguem ser criativos e ver as situações de mais do que uma perspetiva, isso faz com que originem ótimos advogados, com ótimo poder de argumentação.


Lembrando que têm necessidade de estarem inseridos num grupo que os apoie e onde fomente a sua autoconfiança, não são grandes individualistas. Precisam de ser estimulados e se não são, com facilidade, mudam de trabalho, para onde sintam que são “mimados” e apoiados. À conta de serem muito influenciados e dependerem do apoio dos outros, em situações de desequilíbrio, podem ser pessoas que cedem a esquemas. Têm grande aptidão para lidar com grandes grupos e por isso podem levar outras pessoas a seguir as suas ideias, conseguem, no limite, manipular. Se isto for levado a um extremo, isto pode levar a que prejudiquem os outros. As pessoas podem até ficar ofendidas com este tipo de comportamento.

Investimento e negócio


A sua componente de networking e social faz com que consiga ser um bom lider e com cargos de topo. Pessoas com o símbolo Yi (madeira Yin) na linha de cima do pilar do dia, ou seja, no mestre do dia, podem estar na primeira linha. De qualquer modo não são os que dão as ordens lá de cima, são os que gostam de estar a mandar e liderar junto com o seu grupo. Estão “in the business” e não “on the business”. Eles não mandam no negocio, eles estão no negocio. Têm a benevolência da árvore e gostam de harmonia entre o grupo, gostam que, no seio familiar das pessoas do grupo, tudo esteja bem. Neste aspeto é preciso ter alguma atenção porque com demasiado Yi sem controlo, eles podem ficar demasiado envolvidos nos problemas dos outros e a sua produção pode ficar afetada. É algo que têm de aprender. De vez em quando é preciso saber manter a hierarquia e a distância para que isto não aconteça.


Os empresários Yi estão sempre a aparecer com novos projetos e ideias e gostam de estar um passo à frente da competição. Têm sempre em mente o trabalho em prole dos outros e se tiverem de fazer alguma coisa em que esta não seja uma componente, vai ser um desafio e irão estar desalinhados com os seus valores e a sua intenção.
São emotivos no que fazem e muito focados na qualidade da sua performance. Gostam de satisfazer as pessoas à sua volta com produtos de grande qualidade. Se este elemento estiver relacionado com uma carta dominante ou com Lesar o Oficial, podem ser a sua própria marca e a qualidade está naquilo que eles próprios são e fazem. Eles gostam mesmo do que fazem.
A planificação não é um forte da Arvore, precisam de metal para conseguirem faze-lo ou de alguém ao seu lado que o faça por eles. Conseguem ser bons guias e mentores. No entanto podem levar isto longe demais. Pessoas Yi podem tender a cair na manipulação e na chantagem emocional. São competitivos, mas não tão teimosos como Jia. No entanto levam as pessoas pela persuasão. 

Relacionamentos


As pessoas Yi são muito o que são em todas as áreas da sua vida. São aqueles que gostam de toda a família reunida e gostam de expressar as suas ideias, porque estas são as ideias correctas. Com muito Yi estas pessoas são aquelas que dentro da família, não se calam. Lembra-se que têm muitas ideias e muito rápidas.
Se lhe perguntar algo não espere que seja assertivo, vai haver uma descrição enorme e cheia de ideias fantásticas no meio. Gostam de ganhar as discussões de família, gostam de ter razão. E isso pode afastar algumas pessoas mais próximas que também gostem de protagonismo.
Conseguem dar-se bem com toda a gente, quando isto não estiver a acontecer o que precisam é de controlar a sua ansia de competição e protagonismo. Podem ver se estão a ficar um pouco manipuladores, isso pode estar a acontecer.

PROFISSÕES: Advogados, desportistas, professores, networkers, marketing, competidores.


POTENCIALIDADES:

Perfecionistas

Gentis

Calmos

Sociáveis

Flexíveis

Criativos

Resilientes

Elegantes

Competitivos

EM CICLOS DESFAVORÁVEIS OU EM DESIQUILIBRIO:

Competitivos

Manipuladores

Influenciáveis

Inseguros

Teimosos

Dependentes 

Personalidades
Cristiano Ronaldo, Bill Clinton, John Lennon, Sting, Madonna, Brad Pitt, Princess Diana, John Travolta, Nicolas Cage, Liza Minnelli, Bridget Fonda, Jim Carrey, Michelle Obama, Kurt Cobain, Ted Turner, Al Gore, Rihanna, Kim Jong II, Axl Rose, Robbie Williams and Oprah Winfrey.

error: Content is protected !!