Blog

Coaching

Longevidade, as vantagens de um propósito

No Japão foi feito um estudo sobre povoações mais longevas e descobriu-se que a longevidade está intimamente relacionada e é uma das grandes vantagens de seguir um propósito.

Na verdade, os japoneses que mais anos vivem nunca se reformam, mas seguem a trabalhar naquilo que gostam, a menos que a saúde não permita.

Jan Buettner, jornalista da National Geographic que conhece bem o país nipônico, afirma que:

ter um propósito é tão importante nessa cultura que eles não têm o nosso conceito de reforma”.

Há modelos criados para nos ajudar a encontrar este propósito ou razão de viver, no Japão criaram o Ikigai.

Segundo os japoneses, todo mundo possui um ikigai, o que um filósofo francês traduziria como raison d’être, razão de ser. Alguns encontraram seu ikigai e têm consciência dele, outros o carregam dentro de si, mas ainda o procuram.

“O ikigai está escondido em nós, e é necessária uma investigação paciente para chegar até o mais profundo do nosso ser e encontrá-lo. De acordo com os nativos de Okinawa, a ilha com maior índice de centenários do mundo, “o ikigai é a razão pela qual nos levantamos pela manhã.”

Ikigai – Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz

Héctor García
& Francesc Miralles

A aplicação do Ikigai baseia-se no questionar e encontrar verdades que são muito nossas. Nas minhas sessões de coaching, quando aprofundamos o autoconhecimento, eu utilizo o meu próprio sistema que assenta nestas perguntas chave:

– Quais os teus talentos? O que tens jeito para fazer?

– O que é importante para ti? O que gostas de fazer?

– O que tens que o mundo precisa?

– O fazes que pode ser remunerado?

Longevidade é uma das vantagens de viver um propósito. Hoje ou quando quisermos ter motivação, responder a estas perguntas é um investimento que pode fazer toda a diferença. Ter estas respostas é o inicio de uma vida que faz sentido, por isso, convido-vos a tirarem um tempo e responder com papel e caneta a estas questão.

No fim, comparem e vejam o que está comum em todas elas, aí estará a chave para o vosso propósito.

Boas descobertas! 👀✍️

Até já!… Bárbara

Open chat