Blog

Desenvolvimento Pessoal

A importância de definir intenção

Adoro ensinar, dar e cuidar. Quando se trata de mim, adoro Yoga!

Se, como eu, já foram a uma aula de yoga, ouviram o professor oferecer alguns momentos no início da aula para definir uma intenção. Geralmente é um momento seguido de exemplos de motivação, força, coragem, paciência, foco, confiança, valorização pessoal, etc…

Definir a intenção por si só é mais ou menos inútil. Isto é, apenas desejar pode ou não levar-nos ao que realmente queremos.

Definir intenção nem sempre é um trabalho fácil para mim, mas hoje sei que é fundamental. Acredito que todas as grandes ações têm por trás uma intenção bem definida, seja ela consciente ou inconsciente.

O ser humano beneficia de intenções bem definidas para ter ações alinhadas. O mundo pode ficar muito caótico sem intenções e, honestamente, às vezes ingrato.

Para crescer é bom desafiar áreas de desconforto. O desconforto diz-nos que algo não está bem e deve ser mudando se queremos sentir-nos mais leves. Quando o fazemos, algo incrível acontece, cultivamos aquela força, aquela coragem e aquela aceitação.

A responsabilidade e tranquilidade que desejamos instala-se quando originalmente definimos nossas intenções.

A importância de definir a intenção é deixar claro em que direção queremos crescer e o nosso crescimento acontece quando agimos sobre essa intenção. Não é a intenção em si, mas as ações correspondentes que levam ao crescimento.

A intenção é apenas um lembrete de quem somos, de quem queremos ser e para onde queremos ir.

Ter intenções para o nosso dia, para a nossa vida, para os nossos relacionamentos, para a nossa carreira traz consciência às nossas atitudes. Ou seja, sem intenção, somos navios à deriva e vamos chegar onde o vento nos levar. Com a intenção vem uma responsabilidade incrível, mas também liberdade. Liberdade para sermos nós.

Pode não ser fácil, mas é simples. Na verdade é uma jornada apenas para os corajosos, é difícil e desconfortável a cada passo do caminho, mas cada conquista torna-nos mais fortes, mais saudáveis, mais felizes, mais capazes, mais organizados, mais orgulhosos e mais vivos.

O que é definir intenção?

Definir intenção passa por encontrar valores importantes para nós. Isto é, ter intenção é deixar claro o que valorizamos na vida, quem queremos ser: como pais, como amigo, como profissional, como companheiro… Ter intenção é definir o que de facto importa, isto é, as atividades significativas na nossa vida e que trabalham em prol dos nossos valores. Falarei muito desta temática no meu Curso Viver com Propósito.

Quando sabemos os nossos valores e os comparamos com as atividades que estamos a fazer conseguimos perceber o que faz sentido e o que não faz. Depois disso, é retirar as folhas secas, limpar as ervas daninhas e deixar que o jardim cresça.

Como começar a definir intenção

Podemos começar por perguntar-nos, antes de qualquer ação, “qual é a minha intenção?”.

Pode ser: qual a minha intenção para esta reunião de negócios, para uma conversa com um amigo, parceiro, filho, etc…

Podemos definir intenção para um dia, para uma semana, mês ou ano.  O importante é ter consciência da intenção por trás da ação ou objectivo. Este passo é importante e, por isso mesmo, devemos escrever e reler frequentemente.

Algumas intenções serão tangíveis, outras mais abstratas, podem ser valores que queremos viver ou qualidades que queremos ter.

Podemos estabelecer uma intenção para o nosso relacionamento com os nossos filhos:

“quero ser uma mãe presente, que dá liberdade, ensina a viver os bons e os maus momentos e vive livre para que os meus filhos o vivam também.”

Depois da intenção definida podemos perguntar: como quero agir hoje para satisfazer esta intenção?

No percurso, é importante ir percebendo se estamos a ser fieis às nossas intenções.

Se observarmos algumas discrepâncias, tudo bem, aprendemos com elas e fazemos diferente daí para a frente. O autoconhecimento daquilo que não funciona é vital no processo de viver com intenção.

O que fazer quando não estamos alinhados

Nesses momentos lembrem-se disto: com a consciência vem a responsabilidade e só nós podemos mudar os nossos comportamentos. Temos o poder de escolher e reagir de uma forma ou outra e nessa (re)ação de hoje estamos a criar a nossa melhor versão de amanhã.

No Retiro Life Reset e no Curso Online Viver com Propósito vou trabalhar convosco este tema da intenção, convido-vos a juntarem-se a mim.

Deixo o link do Curso aqui.

Faz parte do crescimento e a forma de melhorarmos é aprendendo.

Deixo-vos uma pergunta: que pessoa querem ser?

Open chat