Há uma ferramenta que utilizo que, acima de todas as outras, influencia a nossa qualidade de vida e ajuda a criar ação: o Core Circle.
É um modelo ou estrutura que alinha e organiza a nossa mente. É um modelo simples baseado no Pacote Verbal criado por Carmen Bostic Saint Clair e John Grinder e em níveis lógicos da inteligência humana padronizados por Gregory Bateson.
O que são níveis lógicos
O conceito de níveis lógicos relativos a mudanças foi inicialmente utilizado por este antropólogo como um mecanismo comportamental que teve como base o trabalho de Bertrand Russell (Matemático 1872-1970) e Robert Dilts (autor, trainer e consultor de PNL) em meados da década de 80 e refere-se a uma hierarquia de níveis de processos dentro de um indiviuo ou de um grupo. Num modelo com níveis lógicos a mudança num nível lógico superior terá influencia num nível inferior e vice versa.
No caso do modelo Core Circle estes níveis incluem (1) foco (2) importância, (3) talento e (4) estratégia. Muitas vezes ouvimos pessoas a dizer que é possível dar respostas a diferentes “níveis”, por exemplo, podemos dizer que uma coisa é positiva a um determinado nível mas não a outro. Assim como podemos dizer que perante um desafio, há coisas que estão a funcionar e outras não. A chave é saber identificar as diferenças e a que nível lógico estamos a referir-nos.
Porquê o Modelo?
Nos processos mentais, na nossa linguagem e perceção da realidade existem hierarquias naturais e níveis de experiência diferentes.
Neste modelo exploro a capacidade de cada pessoa de ter uma visão do que quer e torna-la real. O Core Circle ajuda a criar ação É um simples e intuitivo processo de quatro fases que quando clarificadas ajudam a nossa mente a encontrar soluções. Este modelo ou estrutura acaba por ser uma ferramenta de coaching que pode ser utilizada em qualquer situação em que queremos alinhar a pensamentos com ações. Ou seja, sentir que estamos a caminhar num só sentido e não, em vários sentidos diferentes.
Eu acredito que a chave para ter vida serena e bem sucedida é ter uma mente focada e serena. É saber o que queremos atingir, porque é que o queremos atingir, como é que isso realça o melhor de nós, ou seja, se estamos tranquilos com a pessoa que vamos ser quando chegarmos lá.

Os 4 níveis de actuação
Desenhei este modelo com quatro círculos concêntricos, como se fossem uma matriosca. O primeiro nível é o FOCO, o segundo a IMPORTANCIA, o terceiro o TALENTO e o quarto a ESTRATÉGIA.
O foco é esta visão clara do que queremos ser, do que queremos para nós.
A importância é saber definir porque é que isso que queremos é importante, que benefícios trará, o que é que nos vai proporcionar que agora não temos, o que acontecerá de melhor depois dessa mudança?
O circulo seguinte é o do talento, uma etapa onde nos perguntamos como é que o meu potencial pode ser utilizado neste foco (objetivo), o que de melhor tenho para dar, como quero por em prática os meus trunfos, em que contextos. Quais os obstáculos que posso enfrentar e que competências devo desenvolver para os ultrapassar com mais facilidade, o que é que falta no meu pack de talentos e que deverei otimizar.
Por fim, temos a estratégia que irá especificar o que defini no circulo anterior. Neste ultimo nível lógico vamos organizar a informação relativa à ação, isto é vamos transformar intenções em objetivos claros e específicos. É neste último nível que podemos utilizar os objetivos SMART, que eu adaptei para SMART_PE, uma técnica simples para transformar sonhos em objetivos específicos.
A explicação do SMART_PE é um pouco extensa pelo que podem consultar o ultimo episódio do podcast no Spotify ou Youtube para mais informação.
A intervenção de um coach baseia-se no questionamento e, assim sendo, aqui ficam algumas perguntas chave para cada um destes níveis:
FOCO
- O que queres para ti?
- O que ainda queres viver?
- Como queres ser lembrado quando morreres?
- Que desportista, pai, pessoa queres ser?
- O que queres atingir?
- Qual a tua missão de vida?
IMPORTÂNCIA
- O que é que é importante para ti em geral?
- Quem és tu no teu melhor e como é que isso que queres e definiste como foco te permitirá viver essas características?
- O que tem este foco de entusiasmante?
- O que é que esse foco te permitirá ter/fazer/viver que agora não tens/fazes ou vives?
- Porque é que é importante?
- O que há nesse foco que te motiva e dá energia?
- O que significa para ti?
- Em que é que esse objetivo é importante para ti?
- Os benefícios que espera desse objetivo são superiores aos esforços necessários para o alcançar?
- Como é que as pessoas que te cercam vão reagir a esta mudança?
- Quem vai ganhar ou perder se o objetivos se realizar?
- Quem vai ganhar se não realizares o objetivo?
- O que mudará?
TALENTO
- Que superpoderes tens que podem ajudar?
- O que é que te falta para conseguir?
- O que está a mais?
- Quem está a mais?
- Como faria a pessoa que sabes que conseguiria isso que queres no teu lugar?
- O que é que essa pessoa tem que te poderia ser útil?
- O que já fizeste que resultou e que não resultou?
- Quais as aprendizagens?
- Como podes fazer diferente?
- Que recursos já possuis?
- Quais os teus trunfos?
- Quais os obstáculos?
- O que há a desenvolver em termos de competências para estares no teu melhor?
ESTRATÉGIA
- Como especificamente vais fazer isso?
- E como especificamente…?
- O que especificamente vais fazer?
- Quando especificamente vais fazer? (ou quantas vezes)
- Onde/em que local/em que contexto vais atuar e aplicar a estratégia?
- O que te vai dizer especificamente que conseguiste?
- Com quem vais partilhar os resultados que queres obter?
- Quando especificamente vais verificar?
O Core Circle é uma estrutura simples para criar ação que pode ajudar a economizar tempo, organizar dias, meses, garantir que o que estamos a decidir é mesmo para nós, que trará o nosso melhor, que nos deixará orgulhosos e que sentiremos entusiasmo no processo.
Caso sejam coachs ou estejam a ler este artigo por curiosidade pessoal, este modelo já demonstrou ter várias vantagens na desconstrução de desafios que se mostraram ser só oportunidades de crescimento.