Faz um ano que partilhei este texto: “Comunicado aos meus filhos” no meu antigo site. Como mãe uma das minhas intenções é contribuir para que os meus filhos sejam confiantes, que vivam a vida que querem viver e que façam o que os faz feliz.
Nas minhas leituras deparei-me com um manifesto de Brené Brown que me deixou rendida. Parecia algo que procurava há muito tempo e que felizmente tinha encontrado.
Deixo-vos aqui uma adaptação do texto que esta escritora dedicou aos filhos e que eu dediquei aos meus. Acredito que cada lar deverá ter as suas intenções bem claras e que o empenho numa vida saudável (a todos os níveis) seja de todos.
Não me alargando muito, este é o excerto retirado do Wholehearted Parenting Manifesto e faço minhas as palavras de Brené Brown (partes do texto são tradução livre, minha).
Comunicado aos meus filhos:
“Acima de tudo quero que saibam que são amados e amáveis. Irão aprender e perceber isto pelas minhas palavras e pelas minhas ações, pelas aprendizagens sobre amor, pela forma como vos cuido e como cuido de mim. Quero que se conectem com o mundo sabendo que merecem tudo.
Vão aprender que são merecidos de amor, alegria, entusiasmo e pertença sempre que me virem a praticar a compaixão por mim, pelos outros e a lidar com as minhas próprias imperfeiçoes.
Vamos desenvolver coragem dentro da nossa família estando presentes, estando visíveis e honrando as nossas vulnerabilidades.
Partilharemos as nossas histórias de desafios e força, haverá sempre espaço na nossa casa para os dois.
Vamos ensinar compaixão praticando o amor próprio em primeiro lugar, e depois o amor uns pelos outros.
Quero que conheçam a alegria de viver e por isso, juntos, vamos implementar a gratidão diariamente. Quero que sintam o entusiasmo que é viver e por isso, juntos, vamos aprender a ser vulneráveis.
Juntos iremos chorar, atravessar momentos de tristeza e talvez medo. Não irei afastar a dor de alguns momentos, mas em vez disso vou senti-la convosco e ensinar-vos como senti-la.
À medida que forem escalando pela vossa jornada, o presente que vos posso dar é viver em amor comigo e viver com amor no coração. Um dos melhores presentes que vos dou é querer-vos muito…
Não tenho como prioridade ensinar-vos ou mostrar como tudo se faz num mundo perfeito, mas vou deixar que aprendam. Vou deixar que me ensinem, que me vejam, e vou sempre guardar comigo a melhor dádiva que é ver-vos… ver-vos de verdade.”