Blog

Coaching Desenvolvimento Pessoal Todas

Como descobrir o Propósito de Vida

Depois de trabalhar durante alguns anos com pessoas de todas as idades e profissões posso dizer-vos que descobrir o Propósito de Vida é o passo diferenciador para a felicidade e sucesso.

Identificar, aceitar e honrar o Propósito de Vida é talvez a ação mais importante de pessoas de sucesso. Estas são pessoas que investem tempo em si e a responder a questões como:

“O que quero para mim?”

“O que diz o meu coração?” (ou mesmo: o que dizem os meus olhos? )

Ou seja, são pessoas que valorizam o tempo em que estão a definir este foco e depois percorrem o caminho de conquistar a felicidade com todo o entusiasmo.

Para algumas pessoas este foco de descobrir o Propósito de Vida é algo claro, para outras já não é assim.

Para alguns o talento e as vontades estão tão condensados numa determinada área e maneira de fazer as coisas que é difícil ver a vida de outra forma, e aqui o Propósito é claro. Mas para outros não, a vida parece que balança entre uma e outra vontade, existe mais do que um talento que até poderia ser utilizado e, por isso, descobrir propósito apresenta-se como um desafio.  

Propósito tem a ver com paixão em fazer algo e com talento inato. Neste artigo vou partilhar algumas dicas para que consigam encontrar o vosso Propósito. Alguns destes pontos fazem parte do evento All About You, desenhado para ajudar pessoas a descobrir o seu Propósito de Vida.

1. Explorem

Para começarmos a descobrir mais sobre nós temos de explorar, temos de questionar e temos de sair da rotina. Propósito não é algo que vamos inventar, é algo que nasce connosco, só temos de silenciar um pouco o ritmo de vida que adotámos para que possamos ouvir “uma música diferente”. Um bom método para descobrir Propósito é conseguir responder a estas 3 questões:

  • O que é que sinto um prazer enorme em fazer?
  • Que faço eu com grande facilidade?
  • O que faria amanhã até de graça?

O importante neste ponto é que consigam tirar um tempo para vocês, deixem de estar sempre a correr atrás da vida e deixem que alguma informação surja.

Talento não significa sucesso, isto é, talento significa facilidade em aprender e atingir excelência numa determinada área, o sucesso aparece quando desenvolvemos esse talento, trabalhamos nele, investimos, arriscamos e aperfeiçoamos. Quando trabalhamos nos nossos talentos o trabalho parece natural, quando trabalhamos fora dos nossos talentos a vida vira um esforço.

2. Definam as vossas qualidades

O nosso Propósito tem a ver com qualidades, ou valores, importantes para nós.

Perguntem-se durante o dia: “quais as qualidades que gostaria de expressar ao mundo?”. As minhas são Paixão, Liberdade e Significado.

Depois perguntem-se: “como gostaria de as transmitir ao mundo?”. No meu caso é inspirando e ajudando cada um a ser a sua melhor versão.

3. Criem o vosso lema de vida

Quando já tiverem bem claros os pontos anteriores, definam o vosso lema, ou seja, definam aquela frase que diz muito sobre vocês e sobre o que querem da vida. Eu tenho um lema que é: amar muito, viver livre e fazer com que valha a pena.

Com isto podem definir a vossa missão que poderia ser: inspirar o maior número de pessoas possível a atingir a sua melhor versão para que amem apaixonadamente a vida, vivam livre e sintam que o que fazem neste mundo vale mesmo a pena.

4. Estejam atentos

Todos os vossos pequenos gostos dizem muito do vosso propósito por isso estejam atentos ao vosso instinto e às vossas preferências. Vejam com quem gostam de estar, que tipo de restaurantes preferem, que conversas gostam de ter, que filmes gostam de ver, em que conferencias gostam de  participar, qual o melhor destino de viagem, o que mais importa no dia a dia…

Depois não interrompam o processo de agir de acordo com estas vossas preferências.

5. Saibam o que vos apaixona

Um bom teste para perceber propósito é completar a seguinte frase 15 vezes: “Na minha vida ideal eu estou/sou ______”. Quando completarem a frase têm de utilizar um verbo, por exemplo:

  • Na minha vida ideal eu estou a ajudar pessoas.
  • Na minha vida ideal eu estou inspirar pessoas em palestras ou eventos.
  • Na minha vida ideal eu sou uma pessoa calma, inspiradora, alegre e inspiradora.
  • Na minha vida ideal eu estou a falar para imensa gente.
  • Na minha vida ideal eu estou a viver apaixonadamente a minha vida pessoal e profissional.
  • Na minha vida ideal eu estou a ensinar.

Completem 15 vezes esta frase e vejam que pontos/qualidades/valores aparecem em comum e, para além disso, observem quais as 5 frases que mais importam, para isso, vão comparando a #1 com a #2 e escolham. Depois a escolhida com a #3. Depois a escolhida com a #4… e continuam o mesmo processo até ao fim. Existe um teste muito interessante sobre paixão pelo que fazemos de Chris e Janet Attwood que podem consultar aqui.

6. Façam o exercício do sonho

Este exercício é simples e aplico-o muitas vezes nas minhas sessões e, consiste no seguinte, escrevam 3 sonhos que idealizam para vocês, ou seja, sonhos que definam onde gostariam de estar, com quem, onde, a fazer o quê, que emoções querem sentir… Depois vejam o que é que esses sonhos têm em comum, por exemplo, ensinar, pode ser ajudar, gerir, liberdade, inventar, criar, desenhar, viajar, comunicar, gerir, liderar, seguir… etc. Escolham 3 valores ou palavras que estejam presentes nos 3 sonhos e depois guardem para vocês esta informação.

Em cada momento que tiverem de tomar uma decisão pensem se estas qualidades ou características estão presentes, tanto a nível profissional como pessoal.

Somos todos dotados de algum talento e a felicidade chega quando alinhamos as nossas ações com esses nossos talentos. Sucesso e realização pessoal necessitam de algum investimento da nossa parte, para que não sejamos influenciados por outros, para que tenhamos a coragem de enfrentar os nossos próprios medos, mas vale a pena, porque nós valemos a pena.

Descobrir Propósito de Vida e limites é o tema fucral do evento All About You que organizo e onde podem definir o vosso propósito de vida, podem ver mais informações aqui.

Se têm interesse em descobrir o vosso propósito podem assistir gratuitamente à minha MASTERCLASS Online no dia 30 de Junho às 21h30, inscrições aqui.

Link para a MASTERCLASS GRATUITA:

https://share.hsforms.com/16GkGmn0zTrqWwjy0h8HwBA3zyol

Um beijinho

Bárbara

Open chat