Coaching Coaching no desporto Desenvolvimento Pessoal

Ancoragem

A Neuro Ciência diz-nos que é possível aceder a recursos que julgamos inexistentes através da linguagem (perguntas poderosas) ou através da respiração. A cada estimulo externo a nossa mente está permanentemente a associar um significado e uma emoção e com a ancoragem conseguimos transformar significados de estímulos e aceder a recursos quando e onde quisermos.

Como aceder?

Em PNL, Programação Neuro Linguística, o processo de ancoragem é fundamental para produzir uma mudança permanente. O trabalho da ancoragem foi inicialmente testado por Ivan Pavlov no seu trabalho com cães em que provou que os estímulos podem levar a uma certa reação comportamental.

Nesta experiência Pavlov deixava cães num estado de fome e antes de os alimentar tocava um sino. Após repetir este comportamento durante vários dias, os cães começaram a salivar quando ouviam o som, mesmo sem saber se viria comida ou não.

Uma âncora é um estímulo preciso fornecido no pico de um estado emocional para se ligar poderosamente a um significado subjacente dentro da nossa neurologia.

Pensa numa âncora como um botão que podes ligar em qualquer altura em que uma determinada resposta é desejada. Temos como exemplos de ancoras o cheiro de bolo de canela que nos remete à casa da avó ou uma canção que nos lembra os dias de escola também…

Uma vez instaladas as ancoras ficam disponíveis para serem utilizadas nos contextos pretendidos e podem, também, ser utilizadas para desinstalar um estimulo antigo indesejado.

Lembro-me de uma história num funeral. Estava num velório de um familiar de um amigo e todos lhe batiam no ombro esquerdo dizendo algo parecido com: “sei que estás a sobrer, isto é horrível, lamento imenso!” Alguns dias mais tarde ele dizia-me que se sentia desconfortável quando lhe batiam no ombro esquerdo…

Características de uma boa ancoragem

Existem quatro características que uma ancora deve ter para ser considerada de boa qualidade, transparente e eficaz.

Intensidade: intensidade dos sentimentos do estado no momento da ancoragem. Quando instalamos a ancora devemos certificar-nos que o estamos a fazer quando a intensidade do estado desejado está no seu pico.

Pureza: o carácter único do estado a ser ancorado. Quanto mais transparente e claro o estado a ancorar, mais fácil será para o inconsciente aceder a esse mesmo estado em poucos segundos. Se o que estamos a ancorar é uma mistura de contextos e estados será mais dificil ter uma resposta a aplicação clara do inconsciente.

Singularidade: quanto mais invulgar for a âncora, menor é a probabilidade de ser acionada por acidente. Devemos escolher uma ancora que possa ser intencionalmente acionada.

Replicável: deve ser possível replicar a ancora nos contextos pretendidos.

Tipos de ancoragem

Ao trabalhar com os meus clientes percebi que existem ancoras muito eficazes num determinado contexto e pouco noutros. Para aceder a recursos internos as ancoras cinestésicas os tácteis são muito eficazes. Ancoras espaciais permitem-nos aceder a imagens, sons, estados, emoções, crenças, pensamentos sempre que entramos num determinado contexto, o que é muito útil quando queremos realcionar uma performance a um espaço.

Por outro lado, em equipa as ancoras remotas ou à distância são muito uteis e por isso as incluo na formação Mindset e Coaching no Desporto.

Em resumo temos:

•Ancoras Tacteis ou cinestésicas: através de gestos, toques no corpo, posições corporais, etc. São ancoras, auto aplicadas.

•Ancoras Espaciais: o espaço contem aquilo que colocamos lá: as imagens, os sons, os estados.

•Ancoras à distância: Com outras pessoas – dependem da calibração e do rapport e utilizamos a postura e a voz entre duas pessoas. (visuais ou auditivas)

A prática de aplicação de ancoras deve ser clean e preciso.

Instalar ancoras

No caso de quereres instalar ancoras cinestésicas deixo-te uma estrutura de procedimentos:

1. Identificar o comportamento ou estado a que pretendes aceder no futuro.

– Qual é o comportamento ou estado que desejas poder produzir quando necessário?

2. Escolher uma ancora singular e apropriada.

– Que tipo de âncora podes usar que é óbvia para ti, mas discreta para todos os outros?

2. Aceder ao estado desejado através da Cadeia de Excelência.

– Recorda, imagina, o estado desejado, e acede a ele plenamente, agora.

3. Calibrar o estado, e amplificar.

– À medida que vais estando mais e mais x, sente esse estado a aumentar de intensidade.

– Torna as imagens relacionadas com esse estado mais ousadas, mais brilhantes e mais próximas.

– Se existirem sons faz soar mais alto e mais claro.

– Pega na boa sensação e fala andar cada vez mais depressa.

– Diz quando estiveres plenamente lá.

4. Instalar a âncora.

Assim que a pessoa atinge um estado de pico de intensidade aplico a ancora. Repito 2, 3 e 4 duas ou três vezes.

A ancoragem é, provavelmente, uma das pedras mais preciosas que a PNL nos trouxe. É uma prática poderosa para aceder a novos estados emocionais, primeiro conscientemente e depois, quase sem dares por isso.

Vê mais sobre instalação prática presencial de ancoras aqui.