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5 praticas para aliviar a ansiedade

Se está a sentir ansiedade neste época de incerteza devido ao COVID-19 quero que saiba que não está sozinho.

Gostava de começar por vos dizer que tenho estado a reorganizar os meus planos/projetos e que estou mesmo comprometida a entregar as ferramentas que tenho para ajudar a acalmar a mente e agir com mais serenidade neste momento. Por isso mesmo, deixo aqui as 5 praticas para aliviar a ansiedade resultante do coronavirus.

A fase pode ser atravessada com facilidade para uns, mas pode estar a gerar momentos de stress a outros. É normal, todos temos perfis diferentes e por isso reagimos de forma diferente.

Os passos que se seguem podem ser praticados por todos, sem exceção e ajudam imenso a uma melhor qualidade diária de vida neste momento.

1 PASSO – TENHA ATENÇÃO AOS SEUS PENSAMENTOS

Estamos mais tempo em casa e, por isso, é possível que os nossos pensamentos sejam a nossa companhia mais frequente. O primeiro passo é tomar conta dos seus pensamentos. A sua mente gosta de ser programada, ou por alguém, ou por si. Escolha programa-la por si e para si. Se pensamentos como:

“vou ficar doente”

“isto tudo está a evoluir muito rápido e tenho medo”

Não se deixe ficar muito tempo aqui.

Estes pensamentos podem chegar, mas logo, nos 5 segundos seguintes, opte por ter pensamentos mais positivos:

“eu estou a fazer a minha parte para que esta fase passe sem surpresas, vai tudo correr bem”

Um a um trabalhe os seus pensamentos para que se sinta melhor

2 PASSO – MELHORE AS PRÁTICAS DE SONO

Já é muito sabido que deve ter atenção redobrada em relação à sua higiene: lave mais vezes as mãos, lave a roupa diariamente, beba agua de 15 em 15 minutos para evitar que o vírus se consiga alojar na garganta, beba bebidas quentes pois o vírus morre acima dos 26 graus, faça gargarejos com água morna, sal marinho e vinagre regularmente, tussa ou espirre para o cotovelo e mantenha uma distancia de 1 a 3 metros nos contactos sociais.

Mas existem mais, quando falamos de ansiedade o sono é um dos primeiros fatores a sobressair.

A ansiedade provoca distúrbios de sono.

Assim sendo, redobre os hábitos saudáveis que deve ter ao dormir: não veja noticias antes de ir para a cama e diminua o tempo de computador, telemóvel ou televisão antes de dormir. Opte por ler antes de dormir ou escrever um pouco sobre os seus novos projetos. Sim, porque agora, acredito que tem muito mais tempo para escrever sobre os seus planos. No meu último post do Instagram dei uma pequena forma de organizar com mais eficácia o seu dia e os seus novos projectos. Espreite aqui.

3 PASSO – NÃO ESTÁ DE FÉRIAS, MAIS DO QUE NUNCA MANTENHA A DISCIPLINA

Este é um momento de fazer diferente e não é um momento de não fazer. Não deixe de ter as suas rotinas. Mantenha o despertador a tocar à hora certa, faça um horário do que vai fazer durante o dia para que não caia na tentação de deixar de ter controlo sobre o seu dia.

Eu, como vocês, estou a adotar a mesma estratégia e vou estar online durante muito mais tempo a fazer diretos nas varias plataformas sociais. Se quiserem seguir as palestras que vão acontecer Online, sigam as paginas do Instagram, do facebook e o grupo de BaZi para saber os conteúdos e horários, ainda hoje e amanhã publicarei o agendamento.

4 PASSO – TRABALHE NA SUA VISUALIZAÇÃO POSITIVA E MEDITE

O dia vai ter horas que pareceram mortas, não deixem que o acaso tome conta, isto é, coloquem no vosso horário que existem uns minutos de manhã para meditar, e meditar é estar em silencio, em paz, numa posição confortável e ter atenção à respiração. Contar 1, 2, 3, 4 e 5 ao inspirar e 5, 4, 3, 2  e 1 ao expirar.

Meditar não precisa de ser algo complexo.

Coloquem uma música calma de meditação que podem descarregar no YouTube aqui e façam este exercício de manhã durante 5 minutos. Se quiserem podem também aceder a algumas meditações guiadas que tenho no SoundCloud.

À tarde, coloquem 20 min no vosso horário para se deitarem confortavelmente e visualizarem os vossos projetos a acontecer. Como querem que aconteçam para o ano…? o que vão sentir…? Visualizem o processo, visualizem como podem fazer para que se realize. No final coloquem um bom sorriso e escrevam todas as ideias que vos surgir.

E seguimos para o quinto passo das 5 praticas para aliviar a ansiedade resultante do coronavirus

5 PASSO – FORTALEÇA O SEU SISTEMA IMUNITÁRIO

Quem me segue fá-lo, também, porque adora a arte de BaZi e, por isso mesmo, não poderia deixar passar esta fase sem vos dizer o que se pode fazer em relação à vossa essência. De uma maneira geral, devido ao excesso de água, o ano de 2020 é propício a doenças relacionadas com o sistema imunitário. No entanto, cada um tem as suas debilidades e forças e cada um irá reagir de maneira diferente a este ano.

Nesta época optem por dar especial atenção às vossas debilidades porque em momentos de stress ou ansiedade “o corpo de facto paga”.

O excesso em BaZi é sempre um desequilíbrio por isso vou dar algumas dicas para os excessos na carta BaZi. Os excessos podem vir de se ter muito desse elemento presente ou de ter combinações desse elemento na carta.

Reforce a sua essência… é a sua melhor prevenção.

Excesso de fogo – neste caso o coração e os olhos podem ser os mais afetados. Ou seja, tenha especial atenção a acalmar, não leve as mãos ao olhos, utilize soro fisiológico frequentemente. Atenção ao excesso de sal na comida ou ao excesso de gorduras. A pele também é um ponto sensível, hidrate-se por dentro e por fora.

Excesso de terra – especial atenção à alimentação nesta época. Opte por confecionar alimentos saudáveis. Prefira alimentos leves, nutritivos e antioxidantes: frutos vermelhos, brócolos, espinafres, leguminosas e frutos secos.

O excesso deve ser equilibrado para que vivamos com saúde

Excesso de metal – os pulmões são o ponto mais crítico aqui. Tenha cuidados redobrados, mantenha o isolamento social, pratique exercícios respiratórios diariamente, não facilite nas correntes de ar e tome muitas bebidas mornas e quentes.

Excesso de água – Vigie o sistema circulatório e imunitário. Beba chá de erva doce, reforce a vitamina C no organismo e principalmente pratique o ponto 1 e 2 para acalmar os seus pensamentos e medos.

Excesso de madeira – o stress desta data pode fazer-se sentir em termos de pressão nos ombros, coluna ou articulações. Veja no youTube aulas de alongamentos ou yoga. É fácil estar mais irritável, respire fundo e não responda sem pensar. Proteja os olhos e a pele tal como escrevi para o excesso de fogo.

Desejo que passem esta época de quarentena, voluntária ou não, com a maior tranquilidade possível. Se este artigo: 5 praticas para aliviar a ansiedade resultante do coronavirus poder ajudar alguém que conheçam partilhem por favor.

Fiquem muito bem,

Bárbara

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