Coaching Desenvolvimento Pessoal

3 pontos chave sobre mindset

O que pensamos condiciona o que fazemos e neste texto sobre mindset vamos perceber quais os 3 pontos chave para combater o pessimismo.

O que sentimos é reflexo “dos filmes” que fazemos. 

Tudo o que acontece à nossa frente pode ser interpretado de várias maneiras e a nossa mente gosta de ir buscar o que já conhece para tirar conclusões. Mesma interpretação, mesma reação. Ou seja, o que a mente gosta é de julgar uma situação indo buscar informação que já conhece. 

Como mudar isso? Se virem que em situações semelhantes estão a cair no mesmo padrão, imaginem-se como um bebé e “criem o filme mágico” que ele criaria, sem julgamentos e ideias preconcebidas. Isto é o mesmo que dizer, imaginem que conseguem apagar tudo o que aconteceu em situações semelhantes, nesse momento, como iriam pensar?

Às vezes queremos deixar de ser essa pessoa que pensa assim, mas não sabemos como. Aqui está uma solução: é possível ver cada situação de maneira diferente quando questionamos: 

*o que mais poderia isto querer dizer?

*Que oportunidade poderia surgir daqui?

*Que outro significado poderia eu dar a esta situação?

Conforme o filme que fazemos, assim nos vamos sentir… faz outro filme e terás resultados diferentes!

A mente quer resistir a tudo o que não lhe é familiar e quer sempre voltar ao que já conhece.

Vejo muito isto nas minhas sessões de coaching, pessoas que querem pensar de forma diferente, mas conforme os dias vão passando vão caindo lentamente em hábitos antigos. Quando queremos mudar, devemos ter consciência que é preciso treinar a mente a aceitar o que não lhe é familiar. (Re)treinar a mente é um processo e um hábito, que como todos, deve ser trabalhado diariamente para que se torne simples e fácil. 

Por vezes, somos nós que resistimos à mudança porque é mais fácil voltar ao que estamos habituados… mas o mais fácil nem sempre é o que nos faz avançar e o esforço de manter o que queremos compensa a autoconfiança que vamos atingir.

Se nos vemos a voltar a pessimismos antigos, às mesmas pessoas ou aos mesmos padrões, a responsabilidade é nossa, sabemos que estamos a entrar nestes 3 pontos chave sobre mindset e está tudo bem… só não nos devemos lamentar por isso. Porque agora já sabemos… e podemos mudar. 

E se for um processo difícil de fazer sozinho, existe ajuda. Podem testar o grande valor da #pnl e do coaching para promover a mudança. 

Um profissional de Coaching ensina técnicas e facilita formas de vermos a vida de uma maneira diferente para que uma melhor qualidade de vida comece a acontecer. 

A mente sabe o que queremos através das palavras que usamos.

O terceiro ponto destes 3 pontos chave sobre mindset tem a ver com o nosso discurso interno. Se digo que é impossível, que sou preguiçoso, que não consigo deixar x ou y, que a vida não ajuda, que não mereço… é isso que a mente vai assumir como verdadeiro e é perante isso que vai agir. 

Mudamos o nosso futuro quando começamos a mudar lentamente as palavras que dizemos e largamos as que não nos servem. 

Ao dizer isto, não me refiro a cair num positivismo tóxico. Ser ouvido e sentir os momentos mais confusos é importante desde que a intenção seja vive-las para aprender a lidar e depois construir de novo a nossa realidade. 

Podemos não conseguir verbalizar a solução agora, mas isso não significa que comecemos a dizer a nós próprios que não é possível ou nunca vai acontecer. Se a vontade estiver lá, as palavras que vamos usar são de aceitação, amor próprio, confiança e, ao longo da nossa história, são as que permitirão avançar.  

O que desejo é que escolhas o melhor para ti… que o sintas no que dizes, no que projectas e no que ouves. #pickyourpeers

#aboutlife #allaboutyou #coaching #desenvolvimentopessoal #empreendedorismo #coachlisboa #mindset #treinomental #coachpessoal #mentalcoach #talento #carreira

#melhorversaodemim #dicas #coachportugal #vivercomproposito  #blog #melhordemim #opoderdesaber #simplifica #ebook 

#onlinestore

1 comment

Comments are closed.

Open chat