Blog

Todas

3 Estratégias para vencer o medo

A nossa melhor vida olha para o medo de frente. No final não é o medo que nos trava, mas sim a fuga ou o olhar para outro lado e neste texto vou dar-vos 3 estratégias para vencer o medo.

O #medo consegue ser limitador, principalmente se o encararmos como algo vago… melhor dizendo se não o encararmos de frente.

O medo vem de uma crença limitadora e, o que hoje se sabe, é que se questionarmos essa crença, podemos mudar a nossa atitude. A boa notícia é que as crenças negativas não nascem connosco, são-nos impostas ao longo da vida, por isso mesmo, podemos sempre decidir acreditar em algo mais positivo.

Podemos ver o copo meio vazio ou o copo meio cheio.

Especular ou ter a certeza.

Fazer igual ou acreditar em nós.

Parar ou seguir.

Podemos calar ou podemos falar.

Evitar ou arrepender por de facto ter feito… e esse é o melhor arrependimento. 

O que fazer em relação ao medo?

Uma das razões pelas quais o medo nos pode controlar é o facto de não o desmistificarmos como fazemos em tantas outras questões da nossa vida. Na verdade, o medo controla-nos quando não temos capacidade de resposta e apenas nos rendemos ao que já conhecemos. Engane-se quem pensa que o medo desaparece sozinho (se é que algum dia desaparece), o medo fica, mas podemos impedir que nos trave. E essa é a chave… 

Quais as 3 estratégias para vencer o medo

1.

Uma das estratégias para questionarmos este medo que aparece sempre que queremos tomar uma decisão em que não sabemos qual vai ser o resultado é escrevermos o pior cenário que aconteceria se avançássemos com esta ideia que nos mete medo, mas que queremos tanto.

2.

Depois é ser realista em relação a esse medo. Quantificamos de 1 a 10 qual é a probabilidade desse pior cenário acontecer, sendo que 10 é muito provável e 1 nada provável. 

3.

Por fim, no limite, imaginamos que esse pior cenário acontece mesmo… e se acontecer encontramos soluções: qual é o plano B? O que fazemos? Como resolvemos? A quem pedimos ajuda? Escrevemos um plano de como recomeçamos, como reconstruímos e como reinventamos. 

Se tivermos “um plano para o medo”, se seguirmos estas 3 estratégias para vencer o medo, vamos passar a acreditar que afinal é possível, só temos de estar preparados. Podemos alterar a nossa crença e passar a acreditar que o medo é só um sinal de que algo pode mudar… também para melhor. 

“If a fear cannot be articulated, it can’t be conquered” – @clubstephenking

Open chat